@fonteEngenhariaAE
Imagine um sistema de pavimentação modular colorido que encaixe “como tijolos de LEGO” , e que irá substituir os pavimentos de concretos. A startup húngara Platio projetou um sistema de pavimentação que é feito de plástico reciclado, enquanto colhe energia limpa do sol.
Platio não é a primeira empresa a criar um sistema assim. A Solar Roadways vem desenvolvendo uma idéia semelhante há anos, até mesmo obtendo financiamento do Departamento de Transportes dos Estados Unidos.
O sistema de Platio é mais direcionado para calçadas – pelo menos por enquanto – como os arquitetos e engenheiros por trás da startup tem como objetivo tornar nossas cidades mais sustentável, essa iniciativa seria de grande importância.
Para a TechCrunch, a empresa relatou que já garantiu US$ 70.000 e vendeu mais de 1.600 metros quadrados, de seu sistema de pavimentação.
O sistema de pavimentação da Platio colhe energia do sol através de células de silício monocristalino dentro de vidro temperado. Um apoio de plástico reciclável permite que o sistema não tenha danos quando as pessoas andam sobre ele.
- Os módulos de pavimento ligam-se de tal forma que não necessitam de cablagem adicional; de acordo com Platio, “As unidades são compactas e se conectam modularmente fazendo contato eletrônico sem fiação adicional por um sistemas de comunicação que se conecta automaticamente.
O pavimento teria gerado 160 watts por metro quadrado. A Platio oferece a pavimentação em três cores, e também está trabalhando para criar outro sistema inovador para colher energia a partir de passos.
A ambiciosa startup não pretende parar com sistemas de pavimentação. Sua missão final é “criar um futuro limpo e independente de energia, no qual criemos uma nova base para a vida urbana, levando em consideração as perspectivas da sociedade baseada na informação”.