ARTIGOSBRASILNOTÍCIAS

Instalação da energia solar em comércios

As vantagens do uso da energia solar são inúmeras e cada vez mais esse sistema se populariza entre empreendimentos. A energia solar em comércios tende a aumentar cada vez mais, por ser uma forma de reduzir os custos e ainda agir com sustentabilidade.
Nesse sentido, a energia solar em comércios garante a redução de custos e proteção do fluxo de caixa do seu negócio por mais de 25 anos.
Além disso, apresenta um retorno relativamente rápido do investimento, principalmente se considerarmos os custos da energia elétrica, que estão cada vez mais altos.
Independente do porte do negócio, as placas solares conseguem atender toda a demanda de energia e reduzir a conta de luz em até 95%. Assim, existem diversos benefícios, desde a economia, até o marketing sustentável da sua empresa com o uso de uma energia limpa e acessível.
Em empresas, por exemplo, um dos principais custos fixos das empresas é a conta de energia. Através da análise técnica dos nossos engenheiros, encontramos a solução ideal à sua demanda.
Já nos restaurantes são usados diversos equipamentos com grande consumo energético, sendo um dos ramos mais indicados para suprir essa demanda com sistema de energia fotovoltaico.
Outro ramo que pode se aproveitar com excelência da energia solar é o da hotelaria. Em época de alta temporada, como é o caso do verão, há muitos hóspedes e o consumo é altíssimo.
A energia solar em comércios também pode ser muito bem utilizada em lojas, deixando estas mais iluminadas e climatizadas, sem se preocupar com a conta de energia no final do mês.
Como funciona a instalação da energia solar em comércios?
A energia solar em comércios pode ser gerada através de alguns processos. Neste caso, é necessário a instalação de um sistema fotovoltaico conectado à rede (On-Grid). Através da utilização de um conjunto de equipamentos, a tecnologia consegue captar a luz do sol e convertê-la em energia elétrica utilizável.
Além disso, como a energia é gerada somente durante o dia, esses sistemas possuem a conexão com a rede e funcionam em paralelo com a energia da distribuidora.
Em um primeiro momento, as placas solares são instaladas, preferencialmente sobre os telhados para a livre captação da luz do sol e sua conversão em energia elétrica. Após isto, a energia é enviada para o inversor fotovoltaico, que é o principal equipamento do sistema responsável por adaptar essa energia para as características da nossa rede elétrica.
Assim, a energia convertida pelo inversor é injetada no quadro geral e distribuída pela empresa para alimentar qualquer equipamento elétrico ligado na tomada.
Também é importante destacar que toda energia que não for consumida é injetada pelo inversor na rede elétrica da distribuidora.
Desse modo, a rede funciona como uma espécie de bateria, pois ela se abastece da energia excedente e devolve para os comércios e empreendimentos em momentos em que o sistema não está gerando energia, ou seja, à noite.
É importante destacar que a instalação de energia solar em comércios foi regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com a Resolução Normativa 482. Ela estabelece regras para a conexão dos micros e mini geradores à rede elétrica.
Além disso, também foi criado o sistema de compensação de energia elétrica. Ele determina que as distribuidoras devem compensar o proprietário do sistema pelo excedente de energia injetado na rede.
Ou seja, toda a energia que sobrar do seu sistema e voltar para a rede, deve ser computada pela distribuidora e transformada em créditos energéticos para você.
No final do mês, estes créditos são automaticamente utilizados pela distribuidora para abater a energia que a sua empresa consome da rede durante a noite ou em momentos de baixa produção do sistema, como em dias nublados ou chuvosos, por exemplo.
Esta é uma forma de zerar o consumo de energia da rede do seu comércio e obter uma redução extremamente alta na conta de luz.
Tipos de empreendimentos de energia solar em comércios
Conforme a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os comércios e empreendimentos foram separados em dois grupos distintos.
Desse modo, existem regras específicas, que podem variar conforme as necessidades e características de cada local.
Grupo A (Alta Tensão) – Neste grupo se encontram grandes empresas. Nesse caso o valor mínimo cobrado será igual ao da demanda contratada estipulado na conta de energia, a qual também limita a potência do sistema que pode ser instalado.
Para as grandes empresas, a compensação da energia também é diferenciada. Para estes tipos de empreendimentos, o consumo levado em consideração é de horários de ponta e fora de ponta.
Desse modo, os créditos energéticos gerados dentro e fora de ponta devem ser usados pela distribuidora primeiramente para abater a energia consumida naquele mesmo posto tarifário.
Depois deste período, os créditos excedentes são utilizados para abater a energia do posto tarifário seguinte, mas considerando-se a proporção entre os valores de Tarifas de Energia (TE) entre os dois horários.
Grupo B (Baixa Tensão) – Neste grupo se encontram empresas de menor porte. O valor mínimo cobrado será igual ao custo de disponibilidade da rede, da mesma forma como é feita no caso da energia solar residencial.
Vale destacar que a potência limite para sistemas instalados nesse grupo é igual à carga instalada em cada unidade.
Além disso, também não existe diferença na compensação de energia, sendo que cada 1 kWh (quilowatt-hora) injetado na rede gera um crédito que, por sua vez, abate a mesma quantidade de energia consumida da distribuidora.
Energia Solar em Comércios com a Planck
Cada vez mais, empresas de todos os tamanhos investem em energia solar como uma alternativa às altas contas de energia elétrica.
Mas as vantagens vão muito além da diminuição dos custos com as contas de luz, e o retorno do investimento acontece muito antes do que se espera.
A Planck Energia atende as mais diversas áreas onde um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica conectado à rede ou não, possa ser aplicado.
Com a instalação do nosso sistema de energia solar em comércios você pode ter mais economia a partir do momento da instalação.
O investimento realizado é pago pelo dinheiro economizado com a redução dos gastos com a energia. O Brasil é um dos países com maior incidência de raios solares, o que favorece a produção desse tipo de energia.
Além disso, quando você instala um kit gerador fotovoltaico você passa a gerar sua própria energia, com as tecnologias atuais temos possibilidade através de baterias, de realizar o armazenamento da energia gerada.
Atualmente, possuímos hoje 3 modalidades de sistemas: On Grid, Off Grid e híbrido. Desse modo, podemos atender a todos os tipos de empreendimentos, conforme suas demandas e necessidades.
E os benefícios não estão somente na economia, mas também no marketing ambiental gerado por sua empresa.
É um investimento de baixo impacto ambiental, a energia renovável deve se tornar a principal fonte de energia do mundo.
Oferece diversos benefícios ambientais, renovação e redução das emissões de gases do efeito estufa. Vida útil longa, baixa manutenção, além de toda economia gerada.

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Adorei
0
Não tenho certeza
0
Silly
0

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:ARTIGOS